Quantcast
Channel: Tutoriais Pentaho - Ambiente Livre
Viewing all 53 articles
Browse latest View live

Uma análise do step Sort Rows e seus parâmetros no Kettle - PDI

$
0
0


O Pentaho Data Integration ( PDI ) ou Kettle tem um step responsável pela ordenação ou classificação de dados chamado Sort Rows, este step permite ordenar dados através de campos  informados em sua lista. O mesmo tem duas formas básicas de ordenação: crescentes ou descrecentes.

Este tutorial apresenta uma análise para uso adequado e otimizado de seus parâmetros nos processos de ETL, e sua aplicação em situações distintas.

Para fazermos esta análise geramos um arquivo com 10 milhões de registros e 3 campos:

  • Um campo alfanumérico de 100 posições - Nome
  • um campo inteiro de 3 posições     - Idade
  • Um campo numérico de 14 posições com 2 decimais  - Salário


O tamanho do arquivo gerado era de 1.2 GB.

criamos uma transformação com 3 steps, um de leitura de arquivo CSV file input , um Sort Rows e um Dummy (do nothing), conforme figura a seguir:


Analise Step Sort Rows

Analisamos todos os parâmetros do step sort rows e sua documentação, traduzida logo abaixo:

Step name: Nome da etapa, este nome tem que ser exclusivo em sua transformação.

Sort directory: Diretório no qual os arquivos temporários são armazenados, quando necessário, o padrão é o diretório temporário do sistema operacional. O padrão deste parametro é a variável do java %%java.io.tmpdir%% que captura o diretório temporário do Sistema Operacional.

TMP-file prefix: Escolha um prefixo para que você possa identificar os arquivos quando eles aparecem no diretório temporário.

Sort Size: Quantidade de linhas que você deseja armazenar na memória, com isso deixando mais rápido o processo, buscando diminuir a quantidade de arquivos temporários para gerar menos I / O ( Gravação de dados em arquivos ).

Free memory threshold (in %):  Se o algoritmo de ordenação descobre que ele tem menos memória livre disponível do que o número indicado, ele vai começar a páginar os dados no disco rígido.

Nota: Isto não é ciência exata, porque:

1. Isso é verificado a cada 1000 linhas. Dependendo do tamanho da linha e outras medidas dentro de transformações complexas em que isto poderia levar a um OutOfMemoryError ( falta de memória da JVM ).

2. Em uma máquina virtual Java não é possível saber a quantidade exata de memória livre.  Como tal, recomendamos que você não pode usar este para transformações muito complexo, com outras etapas e processos que consomem muita memória.

Compress TMP Files: Comprime arquivos temporários quando eles são necessários para completar o tipo.

Only pass unique rows?:  Permitir, se você quer passar linhas exclusivas somente para o fluxo de saída(s).


Fields table:  Especificar os campos e ordenação ( crescente/ decrecente) para classificar.


Get Fields:  Recupera uma lista de todos os campos chegando no fluxo(s).


O nome dos arquivos temporários gerados vão ser similares a este exemplo : out_22f02741-3499-11e1-80de-3574790de663.tmp , neste caso o prefixo foi deixado como padrão "out_"


Fizemos 4 análises com parâmetros simulando situações distintas, como por exemplo , quando temos mais processamento que espaço em disco para geração de temporários a opção 2 ou 4 podem ser a mais recomendadas, porém quando o espaço de disco não é um problema, e o que estamos preocupados e tempo de processamento ( performance) a opção 3 pode ser a mais indicada. Tudo vai depender da sua necessidade.


Configuração do equipamento da análise
.

  • Linux Ubuntu 10.04 LST
  • Kernel Linux 2.6.32-37-generic
  • Java version "1.6.0_20" , OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.9.10) (6b20-1.9.10-0ubuntu1~10.04.2) , OpenJDK Server VM (build 19.0-b09, mixed mode)
  • 3GB ram
  • Intel Core 2 Duo CPU T6670 2.20GHz

Versão do Pentaho Data Integration: 4.2.1


Veja as analises executadas sobre o Step Sort Rows

Todos as análises foram realizadas com a opção Sort Size ( Rows in memory ) parâmetrizada para 1.000.000


Analise 1 : Usando cache normal ( padrão do step).

Nome do Step
Tempo de execução
Velocidade de R/S
CSV File Input
2 mn 55s56.901
Sort rows
3 mn 56s42.252
dummy
3 mn 56s42.252

Arquivos temporário gerados : 10 arquivos de 117,3 M gerando o total de 1,1 GB de gravação em disco.

Analise 2: Usando Compress TMP files.

Nome do Step
Tempo de execução
Velocidade de R/S
CSV File Input
4 mn 15s 39.109
Sort rows
6 mn 26 s 25.884
dummy
6 mn 26 s 25.88

Arquivos temporário gerados : 10 arquivos compactados com 407,8 KB gerando o total de 4.0 MB de gravação em disco.

Analise 3: com 99% de JVM.

Nome do Step
Tempo de execução
Velocidade de R/S
CSV File Input
1 mn  3 s 156.730
Sort rows
1 mn 53 s 88.096
dummy
1 mn 53 s 88.093

Arquivos temporário gerados : 2000 arquivos com 600,6 KB gerando o total de 1 GB de gravação em disco.

Analise 4: Usando Compress TMP files e 100% JVM.

Nome do Step
Tempo de execução
Velocidade de R/S
CSV File Input
2 mn 46s 60.247
Sort rows
4mn 44s 35.121
dummy
4mn 44s 35.120

Arquivos temporário gerados : 2000 arquivos com 2,1 KB gerando o total de 4.1 MG  de gravação em disco.

Resultados na análise do Step Sort Rows:

Performance ( Análise 3 )

Observando por uma visão da performance podemo afirmar que a melhor configuração do step Sort Rows foi a aplicada da analise 3. Onde forçamos o Kettle a gerar cache , quando parametrizamos um valor de 99% de JVM.

 Comparação
% melhor performance
Analise 3 X Analise 1132%
Analise 3 X Analise 2
309%
Analise 3 X Analise 4
190%

Espaço em Disco ( Análise 2 )

Observando por uma visão de limite de espaço em disco podemo afirmar que a melhor configuração do step Sort Rows foi a aplicada da análise 2. Onde forçamos o Kettle a gerar cache em arquivo compactados.

Comparação
% melhor performance
Analise 2 X Analise 1 27.400%
Analise 2 X Analise 3
24.900%
Analise 2 X Analise 4
2,5%

Performance e Espaço ( Análise 4 )

Observando por uma visão de performance juntamente com de limite de espaço em disco podemo afirmar que a melhor configuração do step Sort Rows foi a aplicada da analise 4. Onde forçamos o Kettle a gerar cache em arquivo compactados  e ajustando a verificação da JVM.

Comparação
% melhor performance
Analise 2 X Analise 4 ( Espaço em Disco )
2,5%
Analise 2 X Analise 4 ( Performance )40%


Opção menos indicada 
( Análise 1 )

Apesar de ser a configuração padrão do step Sort Rows, a mesma foi considerada como a menos indicada para uso segundo esta análise. Outros testes poderão ser realizados buscando uma análise ainda mais profunda na adequação dos parâmetros, mais até o momento está análise indica que se você sempre utiliza o step com suas configurações padrões está perdendo no espaço em disco e também na performance ou ainda nos dois.

Esta análise pode ser considerada para sua tomada de decisão no uso do step Sort Rows, porém cada ambiente pode ter particularidades distintas não consideradas aqui. Esta análise pode ser aplicada ao seu ambiente para confirmação. Disponibilizamos as transformações para realização as suas próprias análise: http://www.ambientelivre.com.br/downloads/doc_details/84-analise-tecnica-do-step-sort-rows-.html


Referências : http://wiki.pentaho.com/display/EAI/Sort+rows

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, suporte,  consultoria e Treinamento em Pentaho BI , assim como treinamento de Pentaho Data Integration Básico e Pentaho Data Integration Avançado.


Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server 11.10 ou Superior com OpenJDK

$
0
0


  Este Tutorial é para Ubuntu com versão 11 ou Superior. Para Instalação em Ubuntu 10 leia este outro artigo "Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server "

  • Pentaho BI Server 

        A Pentaho Corporation gerencia, facilita, suporta e lidera o papel de desenvolvimento do Projeto Pentaho BI - uma iniciativa pioneira da comunidade de desenvolvimento Open Source para proporcionar ferramentas de Business Intelligence (BI) para que as organizações melhorem radicalmente sua performance, eficiência e efetividade na gestão de informações.

Este tutorial apresenta como instalar esta fantástica ferramenta no Ubuntu 11.10 ( Oneiric Ocelot ) ou Versões Superiores. para instalar em versões anteriores do Ubuntu leia este outro tutorial pois existem diferenças: Instalação do Pentaho BI Server no Ubuntu Server

Alguns fatores devem ser considerados para instalação pois a partir desta versão do Ubuntu a Oracle, empresa que comprou a Sun Microsystem e detém os direitos do Linguagem Java,  proibiu em sua licença a distribuição de sua JVM ou JDK em distribuições, então o novo Ubuntu 11.10, assim como seus sucessores, não virá com o Java da Sun e também não tem o mesmo para instalação através de seus repositórios como antes. Você pode até instala-lo manualmente com um procedimento mais trabalhoso, mais neste tutorial vamos utilizar o OpenJDK que é uma implementação livre da JVM.


  •  Pré-requisitos
  1. OpenJDK - Open Java Developer Kit  ( JDK )
  2. Arquivo de instalação do Pentaho BI Server que podem ser encontrados
    em: http://sourceforge.net/projects/pentaho/files/
  • Instalação Pentaho BI Server

A Instalação da plataforma Pentaho BI-Server é bem intuitiva e amigável para usuário da tecnologia Java, abaixo vamos listar o passo a passo para instalação no ambiente Ubuntu que é compatível com distros baseadas em Debian.

  • Instalação do Java ( OpenJDK )

No Ubuntu a instalação do Java ( OpenJDK )  e composta por poucos passos

  1. Abra um terminal
  2.  Digite o comando abaixo para atualizar o repositório de pacotes do Ubuntu ( e necessário permissão de root para esta ação )
    # sudo apt-get update

  3. em seguida digite o comando para baixar os pacotes do Java


    #
    sudo apt-get install openjdk-6-jdk



  4. Instalação do Java  concluída com sucesso.

  • Setando Variáveis de Ambiente do Java

Para um bom funcionamento do Pentaho BI Open Source é necessário que as variáveis de ambiente JAVA_HOME  esteja setada. Siga os passos abaixo para setar as mesmas:

  1. Acesse o diretório em que se encontra o link simbólico do Java , que geralmente na instalação dos pacotes dos repositórios Ubuntu é :
    # cd /usr/lib/jvm

  2. O diretório  contém uma pasta com a versão do java e um link simbólico que utilizaremos em nossas variáveis de ambiente, apenas verifique se o link sinbolico esta apontado para java-6-openjdk.

     # ls -la

  3. Será  apresentado os links com suas referências confira se o default esta apontado para o java que quer utilizar.

     lrwxrwxrwx   1 root root    14 2011-09-27 09:25 default-java -> java-6-openjdk

  4. Abra o arquivo para configurações das variáveis de ambiente com o comando a seguir ( deve ter previlégios de root ):
    # sudo gedit /etc/enviroment

  5. adicione as linhas a seguir deve ser inseridas no arquivo com o caminho para o link simbólico , no exemplo abaixo o link é o default-java , verifique o link em sua instalação:
    JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/default-java

  6. Caso não tenha acesso ao arquivo /etc/enviroment ou queira fazer a configuração por usuário e não para todo o sistema você pode utilizar e configurar com o arquivo /etc/profile sendo que no mesmo deve iniciar com o export a variável
    export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/default-java

  1. Salve e saia do editor

  2. Com isso suas variáveis foram adicionadas com sucesso e para que o sistema assuma as novas configurações feche sua sessão do Ubuntu para que o sistema de janelas seja reiniciado e as variáveis setadas.

  • Obtendo os arquivos de Instalação do Pentaho BI Server
    1. Acesso o site de downloads do pentaho
      http://sourceforge.net/projects/pentaho/files/Business%20Intelligence%20Server/

    2. Baixe o arquivo Pentaho BI-Server

    3. Descompacte o arquivo.

      Se baixo o arquivo .tar.gz use:  # tar xzvf .tar.gz
      Se baixo o arquivo .zip use :      # unzip .zip
    4. Com isso serão descompactados dois diretórios ( administration-console  biserver-ce )
    5. Criar um diretó́rio para o pentaho na pasta /opt que é o mais indicado pelo fornecedor.
      # sudo mkdir /opt/pentaho

    6. mova as pastas descompactadas ( administration-console  biserver-ce )  para este diretório.
      # mv administration-console  /opt/pentaho
      # mv biserver-ce  /opt/pentaho

  • Criação de usuários do pentaho no sistema operacional Ubuntu
  1.  Para criar um grupo de usuários pentaho, digite o comando:
    # sudo groupadd pentaho

  2. Para criar o usuário do sistema para o pentaho digite:
    # sudo useradd -r -g pentaho pentaho

  3. Para dar permissão dos arquivos para o usuário e o grupo aplique o comando a seguir:
    # sudo chown -R pentaho:pentaho /opt/pentaho


  • Iniciando o Pentaho BI Server
  1. Acesse o diretório de instalação do pentaho
    # cd  /opt/pentaho/

  2. De permissão de execução para todos os arquivos .sh  ( caso tenha descompactado a versão TAR.GZ as permissões estarão corretas )
    #  chmod 755 administration-console/*.sh
    #  chmod 755 biserver-ce/*.sh
    #  chmod 755 biserver-ce/tomcat/bin/*.sh


  3. iniciando o Pentaho BI Server
    # sudo -u pentaho  ./start-pentaho.sh

  4. Para testar acesse http://localhost:8080/pentaho

  5. Inicie o Pentaho Administrator console
    # cd  /opt/pentaho/administration-console
    # sudo ./start-pac.sh

  6. para testar o administrator console acesse http://localhost:8099

  7. O usuário padrão e admin e senha password


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI.


Realizando o Deploy do Pentaho no Tomcat 7 ( Windows )

$
0
0


O objetivo deste tutorial é de mostrar como utilizar o Pentaho em produção na nova versão do servidor de aplicação da Apache. O Pentaho já vem configurado com o servidor Tomcat embutido exatamente para não ter o trabalho de configurar um servidor de aplicação, onde o único trabalho é de realizar o download e descompactá-lo. Porém pode-se encontrar em determinadas situação a necessidade de se utilizar o Pentaho em outro servidor de aplicação como, por exemplo, o Jboss ou até mesmo versões mais atualizadas do próprio Tomcat. Este tutorial demonstra como deixar o ambiente Pentaho configurado no servidor Tomcat 7 basicamente são realizadas configurações especificas para sua utilização as quais veremos detalhadamente a partir deste ponto.

Tomcat 7

A mais nova versão do servidor de aplicação da Apache é o Tomcat 7. Para realizar o download basta acessar o endereço: http://tomcat.apache.org/download-70.cgi. Observe a imagem abaixo:


Tomcat 7


Realizar o download do arquivo zip. Após realizar o download basta descompactar o Tomcat 7 em algum diretório neste caso o arquivo será descompactado no diretório C:\Apache7. Feito este procedimento a próxima etapa é o download do Pentaho.

Pentaho BIServer (Instalação Manual)

A instalação manual do Pentaho é diferente da convencional onde todas as configurações já vem prontas bastando apenas realizar download e descompactar em algum diretório e utilizar. A instalação manual é exatamente utilizada para colocar em outro Servidor de aplicação. O download pode ser realizado no seguinte endereço: http://sourceforge.net/projects/pentaho/files/Business%20Intelligence%20Server/

A versão utilizada neste tutorial foi a 3.9.0 RC1, porém a versão mais recente é a 3.10.0 stable. Após realizado o download basta descompactar em algum diretório neste caso o diretório utilizado foi C:\BIServer. Para colocar o Pentaho em pleno funcionamento dentro do servidor de aplicação Apache Tomcat 7 devemos gerar o arquivo pentaho.war este arquivo é que o servidor Tomcat reconhece como um arquivo para ser executado. A próxima etapa mostra como realizar este procedimento.

Gerando o arquivo pentaho.war

Acessando a pasta onde foi descompactado o BiServer manual neste caso a pasta C:\BIServer\biserver-manual-ce é possível observar a existência de um arquivo chamado build.xml o qual trata-se de um arquivo de configuração usado para gerar o pentaho.war que será utilizado para colocar dentro do Tomcat 7 para posteriormente acessar o servidor Pentaho. Para executar o build.xml é necessário a utilização de um aplicativo externo chamado Ant. O Ant é mais um projeto open source da Apache para realizar download basta acessar o endereço: http://ant.apache.org/bindownload.cgi, observe a imagem abaixo:


ANT Pentaho


Basta realizar download da versão zip do aplicativo. Após isso basta descompactar em algum diretório de preferência crie um diretório dentro da unidade C:\ chamado ant ficando desta maneira: C:\ant. Feito este procedimento é necessário realizar a configuração de variáveis de ambiente para isso acesse o painel de controle opção Sistema, observe a imagem abaixo:


variáveis de Ambiente - Windows



Na guia Avançado tem uma opção chamada Variáveis de ambiente basta clicar sobre esta opção para ter acesso às configurações de variáveis de ambiente do Windows neste caso a versão do Windows utilizada é a XP. Procure pela opção PATH dentro de Variáveis do sistema, observe a imagem abaixo:

Variáveis de Ambiente



Após localizar a opção PATH bata dar um duplo clique sobre e logo irá abrir uma janela de configuração, observe a imagem abaixo:


Path do ANT



Basta colocar depois da ultima configuração o seguinte trecho de instrução: ;C:\ant\bin

Obs: não se esqueça de colocar o ponto e virgula no final de cada instrução adicionada dentro das variáveis de ambiente.

Para testar o funcionamento do Apache Ant basta abrir o prompt do DOS e executar o seguinte comando: ant –version observe a imagem abaixo:

Testando o Path do ANT



Com todas a configuração realizadas basta agora gerar o arquivo pentaho.war para isso basta acessar o diretório onde esta o build.xml do Pentaho neste caso C:\BIServer\biserver-manual-ce através do Prompt do DOS e executar o comando: ant build-all. Observe a imagem abaixo:



Build Pentaho - Ant




Executando este procedimento o arquivo pentaho.war será criado no diretório: C:\BIServer\biserver-manual-ce\build\pentaho-wars\tomcat. Basta então copiar este arquivo para a pasta webapps do Tomcat 7 no diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\webapps. Observe a imagem abaixo:



Webapp Tomcat 7



Executando o Servidor Tomcat 7

Antes de executar o servidor tomcat devemos copiar mais alguns arquivos e pastas para a perfeita execução do Pentaho. No diretório C:\BIServer\biserver-manual-ce existe a pasta pentaho-data e pentaho-solutions selecione as duas e copie para o diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25. Após isso acessar o diretório C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\webapps\pentaho\META-INF verificar a existência do arquivo context.xml com o seguinte conteúdo:


Pentaho - Context.xml


Caso o arquivo não existe basta criá-lo e colocar o conteúdo da imagem acima. Agora falta apenas adicionar a lib de acesso ao banco de dados HSQL no diretório lib do Tomcat 7 para isso acesse o diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\pentaho-data\lib copie o arquivo hsqldb-1.8.0.jar. Após isso acesse o diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\lib e cole. Após realizados todos os procedimento basta executar o banco de dados HSQL e o servidor Tomcat para ter acesso ao Pentaho. Primeiramente devemos habilitar o banco de dados dentro d o diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\pentaho-data e execute o arquivo start_hypersonic.bat observe a imagem abaixo:


alt


A imagem acima mostra o banco de dados HSQL em execução agora falta apenas habilitar o servidor Tomcat dentro do diretório: C:\Apache7\apache-tomcat-7.0.25\bin executar o arquivo startup.bat observe a imagem abaixo:


Load Pentaho



Para verificar se o Pentaho está ativo basta acessar o endereço: http://localhost:8080/pentaho

Observe a imagem abaixo:

PUC


Para acessar o Pentaho basta digitar o usuário joe e a senha password, observe a imagem abaixo:


Pentaho 3.6


Este tutorial foi desenvolvido pelo  profissional Fernando Esmaniotto, capacitado pela Ambiente Livre na Turma do Treinamento em Pentaho BI. de Curitiba.


Com isso é finalizado este tutorial, para dúvidas ou sugestões entrar em contato através do e-mail: fernandoesmaniotto@gmail.com ou através do site: www.bluelogic.com.br


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI.





Instalando o Plugin Saiku Reporting no Pentaho CE

$
0
0


O Saiku Reporting é um cliente web disponível como  plugin para o Pentaho BI Server. Ele usa o Pentaho Metadata-Layer para proporcionar uma forma fácil de usar o recurso de relatórios ad hoc com uma experiência simples para usuário final.

Este tutorial foi escrito baseado na versão 1.0GA do Saiku Report e Instalação no Pentaho BI Server 4.5 Community Edition .


Se quiser experimentar o mais recente (instável) , visite ci.analytical-labs.com

Como Instalar o Saiku Reporting

  1. Pare seu servidor Pentaho Bi Server ( PUC e PAC ).

  2. Baixe o Plugin CDA de cda.webdetails.org para instale o mesmo em em seu servidor Pentaho Bi Server. Caso já tenha todas as CTools Instaladas em seu BI Server pode desconsiderar este passo, caso queira saber como instalar o CDA em seu Pentaho BI Server leia este Tutorial: Instalando o CDA através do CDA-Installer em Seu Pentaho BI Server.

  3. Com o CDA instalado agora faça o download do Saiku-adhoc-plugin-1.0-GA.zip e descompacte-o na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system/ , sera criada uma pasta com o nome saiku-adhoc

  4. Se você quer exportar os saídas do relatório para formato PRPTs do Saiku-Reporting, cópie ou substituir o arquivo pentaho-reporting-engine-classic-extensions-cda-xxx.jar que está em /biserver-ce/tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/lib pelo arquivo que pode ser encontrado em biserver-ce/pentaho-solutions/system/saiku-adhoc/lib ( pentaho-reporting-engine-classic-extensions-cda-saiku-SNAPSHOT.jar )

  5. Para colocar Saiku Report sob a ACL ( Controle de Acesso ) do Pentaho, adicionar a extensão .adhoc para a tag acl-files do arquivo pentaho.xml que pode ser encontrado na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system. Edite o mesmo conforme modelo abaixo:

    ... xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,adhoc...

  6. Reinicie ser servidor Pentaho

  7. Acesse seu PUC e terá mais um ícone no mesmo para o Saiku Report conforme imagem abaixo:

    Saiku Report










  8. Pronto pode utilizar o Saiku Reporting! Clique sobre o mesmo e explore os recursos para geração de relatórios, gere PDFs ou modelos em arquivos PRPT.


alt



Fonte e mais informações no site Oficial do Projeto Saiku Reporting : http://mgiepz.github.com/saiku-reporting/

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e Saiku Server.

Instalando o CDA ( Community Data Access ) com o CDA-Installer

$
0
0


O Community Data Access é um plugin para Pentaho projetado para acesso a dados com grande flexibilidade. Nascido para superar algumas desvantagens da antiga aplicação, CDA permite que você acesse qualquer uma das várias fontes de dados Pentaho:
- juntar datasources diferentes apenas editando um arquivo XML
- consultas de cache proporcionando um grande impulso no desempenho.
- fornecer dados em diferentes formatos (CSV, xls, etc) através do Console Usuário Pentaho.
- ordenar e paginar dados do lado do servidor

Este tutorial foi escrito baseado na versão 12.05.15 do CDA e Instalação no Pentaho BI Server 4.5 Community Edition .

Como Instalar o CDA em seu Pentaho


  1. Faça o download da última versão do CDA que pode ser encontrado em http://cda.webdetails.org/


  2. Verifique se o seu servidor Pentho BI Server está parado ( PUC e PAC ).

  3. Após baixar o jar file do CDA ( geralmente cda-installer-latest.jar ) execute pelo Shell do seu sistema operacional ( DOS para Windows ) o comando abaixo:

    java -jar cda-installer-latest.jar

    Em alguns sistemas operacionais somente clicar sobre o arquivo jar já é o suficiente para executar.

  4. Siga os 6 passos de Instalação do CDA conforme imagens a seguir, boa parte dos passos e somente informativo sobre o CDA. O primeiro Passo apresenta informações sobre e versão e uma tela de boas vindas.

    alt




  5. O segundo passo apresenta o que é o CDA e suas funcionalidades.

    alt


  6. O terceiro passo apresenta as novidades e soluções de bugs realizadas da última versão do CDA.

    alt


  7. O quarto passo é o mais importante pois neste passo você deve informar qual é o local do repositório de soluções do Pentaho, Informe o diretório pentaho-solutions do seu Pentaho ( biserver-ce/pentaho-solutions )

    Atenção: caso você já tenha um CDA instalado o mesmo será apagado para ser instalada a nova versão, estão é prudente que realize um backup do seu Pentaho BI Server.

    alt


  8. Duas barras de progresso apresentarão o andamento da instalação.

    alt




  9. Pronto uma mensagem de sucesso será emitida

    alt


  10. Inicie seu servidor Pentaho! agora com o CDA está Instalado. O mesmo pode ser usado para construção de Dashboards com CDF e CDE assim como utilizado para cache e consultas de projetos relacionados ao servidor Saiku.



Fonte e mais informações : http://cda.webdetails.org/

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e Saiku Server.


Patch de correção - exportação para XLS / excel no jPivot do Pentaho CE 4.5 e 4.8

$
0
0


Na versão 4.5 e 4.8 do Pentaho CE, ao exportarmos o resultado de um cubo para o formato XLS no ícone do Excel, o mesmo emite uma mensagem de erro e não consegue gerar o arquivo no formado de planilha eletrônica. a mensagem é a abaixo:


exception

javax.servlet.ServletException: Servlet.init() for servlet Print threw exception
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)

root cause

java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/fop/configuration/Configuration
	com.tonbeller.jpivot.print.PrintServlet.init(PrintServlet.java:71)
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)

root cause

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.fop.configuration.Configuration
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1645)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1491)
	com.tonbeller.jpivot.print.PrintServlet.init(PrintServlet.java:71)
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)


Uma correção rápida encontrada para o problema foi fazer um downgrade da biblioteca Apache FOP ( Formatting Objects Processor ) copiando a que acompanhava a versão 3.10 do Pentaho CE.


Passos para correção:

  1. Pare seu servidor Pentaho ( PUC e PAC )
  2. Copie da versão 3.10 o arquivo fop-0.20.5.jar que está na  ../biserver-ce/tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/lib  para o mesmo diretório na versão 4.5 ou 4.8 de seu Pentaho. Caso queira baixar somente este arquivo pode fazer isso de nosso portal: Binário Apache FOP 0.20.5.
  3. Não é necessário apagar o arquivo antigo ( fop-0.94.jar ) , os dois vão ser utilizados em momentos distintos e conviver perfeitamente, pois se removermos o fop-0.94.jar alguns componentes podem parar de funcionar ( PrintComponent )
  4. Reinicie seu servidor Pentaho.


Esta correção foi realizada com o Ambiente Linux e não gerou reflexo em nenhuma outra exportação para o Excel.


Fontes e Colaboração:

Leonardo Luiz -  Grupo de Usuários Pentaho Brasil
Apache FOP http://xmlgraphics.apache.org/fop/
Joelson Oliveira - via formulário de contato Portal Ambiente Livre


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em OLAP com uso de ferramentas Open Source, temos expertize em Mondrian  e JPivot e na utilização do Pentaho BI e para geração de negócios com soluções open source.  fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI


Formatando valores de moeda no componente TableComponent do CDE e CDF das CTools

$
0
0

 

O Componente TableComponent do CDF ( CTools ) não tem uma propriedade para internacionalização de valores de moeda atualmente para o padrão Brasileiro.

Usando das propriedades do CDE / CDF podemos até mesmo formatar seguindo as referencias que temos sobre a funções printf onde está condição de exemplo a  seguir: %.2f ,  formataria um valor com a seguinte apresentação 1,000.00 ( padrão estadunidense ) porém diferente do nosso padrão que deveria ser 1.000,00

 

Existe uma série de maneiras de realizar esta correção por outros métodos, como formatar diretamente na consulta ( SQL, MDX. etc ) , ou ainda usando recursos de AddIn do CDF. Porém em ambos perdemos um recurso importante do tableComponent, pois para usarmos AddIn ou pré-formatar o valor nas consultas o resultado é preenchido no tableComponent como STRING ficando incorreta a ordenação de apresentação do mesmo.

 

Para resolver está situação adicionamos um Javascript com jQuery para em tempo de execução formatar a apresentação dos dados.

 

Segue um passo a passo para formatar sua coluna de valor de moeda de um tableComponent para o padrão Brasileiro usando o CDE ( esta mesma regra pode ser utilizada com o CDF ).

  1. Montamos um Painel ( dashboard ) usando o template "Two Columns Template" pré-existente no CDE e adicionamos um data source "mdx over mondrianJndi" com o nome olapQuery com a consulta MDX abaixo, para listar o nome do cliente , nome do produtos e o valor da venda  do Cubo de exemplo SteelWheels.

    SELECT NON EMPTY {Hierarchize({[Measures].[Sales]})} ON COLUMNS,NON EMPTY CrossJoin([Customers].[Customer].Members, [Product].[Product].Members) ON ROWSFROM [SteelWheelsSales]

  2. Em seguida adicionamos o componente tableComponent e configuramos o mesmo para apresentar o valor da consulta olapQuery, e realizando uma pré-visualização temos a imagem a seguir:

    Formatando TableComponent




























  3. Visualize que os valores de vendas ( campo sales ) são apresentados apenas com o ponto das casas decimais , porém sem nenhuma formatação.

  4. Para formatar as colunas primeiramente temos que definir o tipo de dado que está sendo apresentado em cada uma das 3 colunas. Com o tableComponent selecionado no seu CDE, clique na propriedade Column Types, que é responsável pela função de atribuir um tipo a um dado, configure as 3 colunas usando o botão add, sendo que a ordenação/indexação das colunas inicia no número 0 ( zero ) então a coluna 1 do cliente é o arg 0. Configure e primeira coluna ( arg 0 ) como string e segunda ( arg 1)  como string e a terceira ( arg 2) como numeric, conforme imagem a seguir:

    Column Formats Ctools
























  5. Caso teste a pré-visualização verá que ainda não tem nenhuma diferença da visualização anterior.Após a coluna estar definida como numérica podemos aplicar as formatações, com o tableComponent selecionado clique em Advanced Properties para visualizar as propriedades avançadas do componente e clique na propriedade Column Formats e configure com as mascaras de formatação , sendo que null deve ser indicado para quando não queremos aplicar nenhuma formatação e %.2f para moeda, conforme imagem abaixo:

    Column Type





















  6. Após esta alteração a apresentação estará no padrão EUA conforme imagem abaixo:

    alt


  7. Para ajustar está formatação para o padrão brasileiro sem perder as funções de ordenação, podemos aplicar um script javascript com jQuery, poderiamos usar a propriedade Post Execution para isso, porém a mesma somente ajustaria os itens carregados na primeira página do tableComponent, e por este motivo a propriedade mais adequada neste caso é a Draw Function que é executada a cada carga do tableComponent e na troca de página também.Clique na propriedade Draw Function e adiciona o script abaixo :

     Obs. dependendo do número da sua coluna mude o script onde é especificda a class do HTML da td.

    Formatar tableComponent com jQuery.
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    
    function f(){
     $('td.numeric').each(function () {
     $(this).replaceWith( "<td class=\"column2 numeric\">" + $(this).html().replace(".","v").replace(",",".").replace(",",".").replace("v",",") + "</td>");
     });
    }
     

     




  8. Com isso sua apresentação de valores de moeda ficará no padrão brasileiro conforme imagem a seguir, o javascript acima pode ser customizado conforme necessidades ou mesmo sem montado de forma mais genérica para a solução desta situação.

    Caso tenha resolvido esta situação de outro modo nos envie para analisar e compartilhar aqui!.


    Valores Formatados no CTools

































    Referências sobre printf : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/printf/



    Sobre a Ambiente Livre

    A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e cTools (CDF, CDE, CDA, CST, CGG, etc ).

Permissões de acesso aos dashboards desenvolvidos com CDE ( wcdf )

$
0
0


Os dashboards desenvolvidos com o Community Dashboard Editor das CTools, geram arquivos com extensão .cdfde, .cda, e .wcdf, e nos repositórios do Pentaho, estes arquivos nas versões atuais  ( BiServer-ce 4.5) e inferiores com o CDE (Build 238) ou inferiores ainda são considerados não padrões para o ACL do Pentaho, e por este motivo devem ser explicitamente liberados para a gestão de acesso do Pentaho.

Quando o ambiente é similar ao especificado acima , e o usuário clicar com o botão direito do mouse sobre um dashboard desenvolvido no CDE, a selecionar a opção propriedades, a aba compartilhar ( acessos ) não e liberada devido a algumas configurações do Pentaho.

Ou mesmo quando a aba fica disponível ao selecionar e configurar os acessos uma mensagem de erro e emitida na tentativa de salvar as configurações de acesso:

Access to (sua solution path + seu arquivo.wcdf )  for operation 32 was denied.

Erro acesso CDE


A extensão wcdf é a extensão do arquivo que é listado para apresentação nas solutions do PUC , sendo este o que devemos configurar para atribuirmos os acessos.

Para Liberar as configurações de acessos a outras extensões de arquivos edite o XML pentaho.xml que pode ser encontrado no diretório /opt/pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/system

procure pela tag XML  ACL-FILES.

Nesta TAG você terá uma lista das extensões liberadas para configuração de acesso no Pentaho User Console, separadas por virgula.

Exemplo na versão 4.5 :

xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf


Para habilitar a configuração aos seus dashboards desenvolvidos no CDE você deve inserir a extensão wcdf

xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,wcdf


Reinicio o PUC ( Pentaho User Console ) para aplicar as modificações. Após reiniciar acesse o PUC e clique com o botão direito do mouse sobre o seu dashboard e configure os seus acesso da mesma forma que dos demais componentes e diretórios.

alt



Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools.


Instalando o FusionCharts Component Integrado com o CDE - Ctools

$
0
0

FusionCharts
O FusionCharts é uma biblioteca de gráficos em HTML5 ou Flash e Javascript. A Xpand IT implementou um plugin para plataforma Pentaho que permite renderizar o FusionCharts. Este encaixe permite que o uso FusionCharts como uma alternativa para as bibliotecas de gráficos que são atualmente fornecidas com a plataforma. Ele pode ser usado para exibir mapas atraentes na console e sobre painéis CDF. O FusionCharts funciona na versão Community Edition do Pentaho ( CE ) com também funciona com a versão licenciada do Pentaho Enterprise Edition ( EE ).



Para apenas Instalar o FusionChart em seu Pentaho leia este Tutorial : Instalando o Pentaho FusionCharts plugin , caso já tenha instalado e queira realmente Integrar o FusionCharts Versão 1.0 ou Versão 2.0 aos componentes do CDE em seu Pentaho continue lendo o tutorial abaixo.


Pré-Requisitos

  1. Pentaho Pentaho 3.9 ou superior instalado.
  2.  Pentaho CDF e CDE plugin Instalado.
  3. ant instalado
  4. Um cliente de SNV instalado.

Instalando o FusionChart integrado ao CDE ( Pentaho em Linux )

  1. Faça o checkout com seu cliente de SVN , na linha de comando linux use:

    svn checkout http://pentaho-fc-plugin.googlecode.com/svn/trunk/ pentaho-fc-plugin-read-only

  2. Ao encerar o checkout do servidor de SVN, no local/diretório que executou o comando svn checkout,  será criada um diretório com o nome pentaho-fc-plugin-read-only,

  3. Dentro deste diretório você poderá encontra o arquivo build.properties, edite este arquivo e altere o parâmetro dir.solutions para o local onde se encontra seu diretório Pentaho Solutions conforme o exemplo :

    dir.solutions=/opt/pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions

  4. Acesse o diretório que fez o checkout e execute o comando ant abaixo:

    ant default

    Apos alguns segundos receberá a mensagem abaixo:

    BUILD SUCCESSFUL
    Total time: 15 seconds

  5. Execute o comando abaixo para copiar os exemplos e o plugin para seu Pentaho, certifique-se que seu pentaho Bi Server está parado:
    ant install

  6. Após alguns minutos você receberá uma mensagens de sucesso conforme abaixo:

    BUILD SUCCESSFUL
    Total time: 4 minutes e 29 second

  7. Inicie seu Pentaho BI Server

  8. Acesse em Solution  BI Developers Examples -> Fusion Charts Samples -> Dashboards -> Fusion Charts_CDE Dashboards e edite o mesmo no CDE , verá que agora na opção components do CDE na subopção Chart, teremos um componente chamado FusionCharts Component.

  9. Agora você pode usar este componente em seus dashboards , use o Fusion Charts_CDE Dashboards como exemplo para seus novos dashboards.


Para versões superiores a 2.0 do FusionCharts o procedimento é mais simples , leia este http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/IntegrationCDE


Referências
Site Oficial do Projeto FusionCharts  http://www.fusioncharts.com
Manual do Pentaho Fusion Chart Plugin http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/Manual


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools entre outros Open Source para gestão empresarial.

Instalando o Pentaho FusionCharts plugin

$
0
0

FusionCharts
O FusionCharts é uma biblioteca de gráficos em HTML5 ou Flash e Javascript. A Xpand IT implementou um plugin para plataforma Pentaho que permite renderizar o FusionCharts. Este encaixe permite que o uso FusionCharts como uma alternativa para as bibliotecas de gráficos que são atualmente fornecidas com a plataforma. Ele pode ser usado para exibir mapas atraentes na console e sobre painéis CDF. O FusionCharts funciona na versão Community Edition do Pentaho ( CE ) com também funciona com a versão licenciada do Pentaho Enterprise Edition ( EE ).



Para uma instalação avançada já integrando o FusionCharts ao CDE das CTools leia este outro tutorial: Instalando o FusionCharts Component Integrado com o CDE - Ctools. Para uma instalação simples para testar o plugin siga os passos a seguir.

Instalando o plugin do FusionChart no Pentaho Business Intelligence Server.

  1. Realize o o download da página do projeto http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/ , o mesmo pode direcionar para a página da empresa desenvolvedora Xpand IT para coleta de algumas informações mais disponibilizará um link por e-mail ou após preencher o formulário.

  2. Serão oferecido para baixar o plugin para pentaho e exemplos desenvolvidos em dois arquivos :

    fusion_plugin-X.0.0.zip – Arquivos de Instalação do Plugin
    fusion_samples-X.0.0.zip – Arquivos de exemplos

    Onde o X representa a versão atual do plugin do FusionChart.

  3. Para instalar o plugin descompacte o arquivo fusion_plugin-X.0.0.zip dentro do diretório pentaho-solutions/system.

  4. Para instalar os exemplos descompacte o arquivo fusion_samples-X.0.0.zip e acesse o diretório /fusion-samples/bi-developers/ do arquivo extraído e copie todo seu conteúdo (  diretório /fusion-charts ) para a o diretório /pentaho-solutions/bi-developers

  5. A extensão de alguns arquivos do plugin são *.xfusion estes são os arquivo que são listados para apresentação nas solutions do PUC , sendo este o que devemos configurar para atribuirmos os acessos.

    Para Liberar as configurações de acessos a outras extensões de arquivos edite o XML pentaho.xml que pode ser encontrado no diretório /biserver-ce/pentaho-solutions/system

    procure pela tag XML  ACL-FILES.

    Nesta TAG você terá uma lista das extensões liberadas para configuração de acesso no Pentaho User Console, separadas por virgula.

    Exemplo na versão 4.5:

    xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf

    Para habilitar a configuração aos seus dashboards desenvolvidos com FusionChart você deve inserir a extensão xfusion

    xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,xfusion



  6. Reinicie o PUC ( Pentaho User Console ) para aplicar as modificações ( stop-pentaho e start-pentaho ).

  7. Acesse o Solution BI Developers e veja os exemplos desenvolvidos com o Plugin na sub-solution Fusion Chart, abaixo algumas imagens de dashboards FusionChart.
    alt



  8. Alguns gráficos no CDE não devem aparecer perfeitamente pois para que isso funcione deve incluir um component custom no CDE, pois o FusionCharts não é nativo no CDE.

    Veja mais em : http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/IntegrationCDE


Referências
Site Oficial do Projeto FusionCharts  http://www.fusioncharts.com
Manual do Pentaho Fusion Chart Plugin http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/Manual


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools entre outros Open Source para gestão empresarial.

Upgrade de versão do Pentaho CE

$
0
0


O Pentaho Business Intelligence Open Source pode ser atualizado facilmente caso não tenha realizado personalizações de interfaces ou do core do produto, básicamente são algumas cópias de arquivos que devem ser feitas para a versão mais atual.

Este tutorial se baseou em uma atualização da versão 4.5 para a versõo 4.8 mas seus procedimento são similares desde a versão 3.x

 Vamos nos basear que sua instalação atual do pentaho está em /opt/pentaho/biserver-ce ( PUC ) e /opt/pentaho/administration-console ( PAC )

 Atenção: esta instalação de exemplo que será atualizada não tem nenhuma customização de interface, caso sua instalação seja mais customizada veja os links de referências que podem ajudar. O Open Source lhe permite realizar alterações e melhorias no produto que são difíceis de serem consideradas em um passo a passo identico para todas as instalações. itens que não são atendidos neste tutorial customizações LDAP, AD , Interface, Databases de Administração diferente de HSQLDB.


Pré-Requisitos

  1. Baixar os arquivos da última versão do Pentaho CE
  2. Ter um backup total de bases e arquivo realizado com os server parados.


Atualizando o Pentaho CE

  1. Renomeie seu diretório /opt/pentaho/ para /opt/pentaho-old/
  2. Crie um novo diretório /opt/pentaho e descompacte o arquivo da nova  versão ( biserver-ce-X.X.0-stable.zip )
  3. Serão criadas os diretórios biserver-ce e administration-console
  4. Acesse o diretório biserver-ce e apague em pentaho-solutions as solutions de exemplos ( plugin-samples, steel-wheels, bi-developers )
  5. Mantenha os diretórios ( admin e system )
  6. Copie seus diretórios de soluções ( seu-projeto-de-bi ) do pentaho-old/biserver-ce/pentaho-solutions/ para pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/
  7. Caso esteja usando o HSQLDB apague o diretório pentaho/biserver-ce/data e copie o seu data de pentaho-old/biserver-ce/data  manter todos os dados de conexões , usuários e regras, permissões, etc.
  8. Copie o seu arquivo de schemas de pentaho-old/biserver-ce/pentaho-solutions/system/olap/datasources.xml para pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/system/olap/datasources.xml ( neste arquivo estão as configurações de seus schemas e qual conexão está linkado a ele )
  9. Caso tenha alterado a senha do administration-console copie de seu OLD o arquivo
  10. Copie seus driver de BD  para os diretórios tomcat/lib e administration-console/jdbc
  11. Alguns arquivos em  biserver-ce/pentaho-solutions/system/  ( pentaho.xml publish_config.xml ) e server.xml do tomcat devem ser reconfigurados pois na maiorias das versões sofreram alterações relevantes.


Referências

- Pentaho CE 4.8 – BI Server Update - http://interestingittips.wordpress.com/2012/11/30/pentaho-ce-4-8-bi-server-update/
- Upgrading to the Pentaho BI Suite 4.1


 
Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools entre outros Open Source para gestão empresarial.

Conectando o Pentaho ao Banco de Dados Oracle

$
0
0


Com o Pentaho podemos utilizar qualquer SGBD para armazenamento do nosso DatawareHouse ou Para extração de dados e apresentação de relatórios. Dois itens são importantes para conectar o Pentaho ao SGBD Oracle , primeiramente o Driver estar nos seus devidos locais de bibliotecas externas e a string de conexão estar configurada corretamente. 


Driver

O Driver da Oracle não pode ser distribuído juntamente com aplicações sem um contrato de OEM , porem o mesmo pode ser baixado gratuitamente do site do fabricante : http://www.oracle.com/technetwork/indexes/downloads/index.html

Faca o download de acordo com sua versão , quando publicamos este artigo o mais atual era o ojdbc14.jar , que poderia ser usado para Oracle 9,10 e 10g


Para o Ambiente Server do Pentaho  devemos adicionar o driver em duas localidades ( diretórios ):

PAC - Pentaho Administrator Console

 ../administrator-console/jdbc

PUC - Pentaho User Console

../biserver-ce/tomcat/lib

A necessidade te termos nos dois ambientes estão diretamente ligadas aos dois Containers Java utilizados pelo Pentaho ( Tomcat e Jetty ) utilizados até a versão 4.8 que no momento da escrita deste artigo era a atual. Na versão 5 teremos apenas um diretório de drivers que provavelmente será apenas o do Tomcat  ( ../biserver-ce/tomcat/lib )


String de Conexão

Cada SGBD tem a string de conexão com caracteristicas diferentes , quando queremos usar uma conexão JNDI ou JDBC.

A String de Conexão JDBC e JNDI do Oracle e composta por alguns parametros , seguem quais são e uma breve descrição sobre cada um deles:

  • Driver Class:  Classe Java responsável pela conexão -> Exemplo:  oracle.jdbc.driver.OracleDriver
  • Tipo da Conexão: JDBC
  • Nome do Banco de Dados: Nesta caso oracle:thin que é o Padrão para o Oracle DB.
  • Nome ou IP do Servidor: IP ou DNS onde se encontra o servidor do Banco de Dados Oracle, caso seu pentaho e Oracle estejam na mesma maquina informa localhost.
  • Porta: Porta de conexão com o banco de Dados , A Porta padrão do Oracle é a 1531 , caso seu banco tenha outro padrão de portal altere conforme sua necessidade.
  • SID - Nome do SID ou Oracle System ID , especificado no arquivo tnsnames.ora, geralmente conforme abaixo porem dependendo da versão ou da customização de instalação pode teroutras referencias como XE etc.


Exemplo de um tnsnames.ora com o SID chamado ORCL

ORCL =
 (DESCRIPTION =
   (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = myhost)(PORT = 1521))
   (CONNECT_DATA =
     (SID = ORCL)
   )
 )

Após saber a funcionalidade de cada um dos parametros podemos criar a nossa string de conexão com o Oracle no Pentaho Server usando a seguinte linha de referencia  e alterando seus valores:


jdbc:oracle:thin:@:porta:SID


Para um banco de Dados Oracle  no servidor oracle.ambientelivre.com.br na porta 1521 e no SID XE teriamos :

jdbc:oracle:thin:@oracle.ambientelivre.com.br:1521:XE


Esta string é solicitada do Pentaho Administrator Console ou seus parametros no Pentaho User Console quando for criar novas conexões do Pentaho para o Oracle.

Conexão com Oracle nas CTools - CDE

O data source do grupo sqlover sqlJdbc do módulo CDE, pode ser configurado conforme paramêtros  do exemplo a seguir:

Name: Nome da query
Name: oracle.jdbc.driver.OracleDriver
URL:jdbc:oracle:thin:@host:porta:SID
user:utilizador
password:teste

Query: select sysdate from dual


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI entre outros Open Source para gestão empresarial.


Instalando o Plugin Saiku Analitycs no Pentaho CE

$
0
0


O Saiku Analitycs é um cliente web disponível como  plugin para o Pentaho BI Server. Ele usa o Pentaho Analisys ( Mondrian ) para proporcionar uma forma fácil de usar o recurso de Cubos OLAP com uma experiência simples para usuário final.

Este tutorial foi escrito baseado na versão 2.4 do Saiku Analitycs e Instalação no Pentaho BI Server 4.8 Community Edition para instalação via donwload do site oficial do projeto Saiku, porém o mesmo pode ser realizados via MarketPlace disponível a partir do  Pentaho 4.8 CE, que  tem um procedimento similar de forma automática.


Se quiser experimentar o mais recente (instável) , visite http://meteorite.bi/saiku

Como Instalar o Saiku Analitycs

  1. Pare seu servidor Pentaho Bi Server ( PUC e PAC ).

  2. Faça o download de http://meteorite.bi/saiku do Plugin ( Saiku Pentaho BI Server Plugin 2.x ) e descompacte-o na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system/ , será criada uma pasta com o nome saiku

  3. Para colocar os Cubos OLAP do Saiku sob a ACL ( Controle de Acesso ) do Pentaho, adicionar a extensão .saiku para a tag acl-files do arquivo pentaho.xml que pode ser encontrado na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system. Edite o mesmo conforme modelo abaixo:

    ... xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,saiku...

  4. Reinicie ser servidor Pentaho ( start-pentaho )

  5. Acesse seu PUC e terá mais um ícone no mesmo para o Saiku Analitycs conforme imagem abaixo:

    alt



  6. Pronto pode utilizar o Saiku Analitycs!

Apartir da versão 4.8 do Pentaho é possível fazer a instalação diretamente via marketplace.



Fonte e mais informações no site Oficial do Projeto Saiku :  http://docs.analytical-labs.com/ 

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e Saiku Serverm Report e Analytics.

Instalando o Plugin Saiku Reporting no Pentaho CE

$
0
0


O Saiku Reporting é um cliente web disponível como  plugin para o Pentaho BI Server. Ele usa o Pentaho Metadata-Layer para proporcionar uma forma fácil de usar o recurso de relatórios ad hoc com uma experiência simples para usuário final.

Este tutorial foi escrito baseado na versão 1.0GA do Saiku Report e Instalação no Pentaho BI Server 4.5 Community Edition .


Se quiser experimentar o mais recente (instável) , visite ci.analytical-labs.com

Como Instalar o Saiku Reporting

  1. Pare seu servidor Pentaho Bi Server ( PUC e PAC ).

  2. Baixe o Plugin CDA de cda.webdetails.org para instale o mesmo em em seu servidor Pentaho Bi Server. Caso já tenha todas as CTools Instaladas em seu BI Server pode desconsiderar este passo, caso queira saber como instalar o CDA em seu Pentaho BI Server leia este Tutorial: Instalando o CDA através do CDA-Installer em Seu Pentaho BI Server.

  3. Com o CDA instalado agora faça o download do Saiku-adhoc-plugin-1.0-GA.zip e descompacte-o na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system/ , sera criada uma pasta com o nome saiku-adhoc

  4. Se você quer exportar os saídas do relatório para formato PRPTs do Saiku-Reporting, cópie ou substituir o arquivo pentaho-reporting-engine-classic-extensions-cda-xxx.jar que está em /biserver-ce/tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/lib pelo arquivo que pode ser encontrado em biserver-ce/pentaho-solutions/system/saiku-adhoc/lib ( pentaho-reporting-engine-classic-extensions-cda-saiku-SNAPSHOT.jar )

  5. Para colocar Saiku Report sob a ACL ( Controle de Acesso ) do Pentaho, adicionar a extensão .adhoc para a tag acl-files do arquivo pentaho.xml que pode ser encontrado na pasta biserver-ce/pentaho-solutions/system. Edite o mesmo conforme modelo abaixo:

    ... xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,adhoc...

  6. Reinicie ser servidor Pentaho

  7. Acesse seu PUC e terá mais um ícone no mesmo para o Saiku Report conforme imagem abaixo:

    Saiku Report










  8. Pronto pode utilizar o Saiku Reporting! Clique sobre o mesmo e explore os recursos para geração de relatórios, gere PDFs ou modelos em arquivos PRPT.


alt



Fonte e mais informações no site Oficial do Projeto Saiku Reporting : http://mgiepz.github.com/saiku-reporting/

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e Saiku Server.

Instalando o CDA ( Community Data Access ) com o CDA-Installer

$
0
0


O Community Data Access é um plugin para Pentaho projetado para acesso a dados com grande flexibilidade. Nascido para superar algumas desvantagens da antiga aplicação, CDA permite que você acesse qualquer uma das várias fontes de dados Pentaho:
- juntar datasources diferentes apenas editando um arquivo XML
- consultas de cache proporcionando um grande impulso no desempenho.
- fornecer dados em diferentes formatos (CSV, xls, etc) através do Console Usuário Pentaho.
- ordenar e paginar dados do lado do servidor

Este tutorial foi escrito baseado na versão 12.05.15 do CDA e Instalação no Pentaho BI Server 4.5 Community Edition .

Como Instalar o CDA em seu Pentaho


  1. Faça o download da última versão do CDA que pode ser encontrado em http://cda.webdetails.org/


  2. Verifique se o seu servidor Pentho BI Server está parado ( PUC e PAC ).

  3. Após baixar o jar file do CDA ( geralmente cda-installer-latest.jar ) execute pelo Shell do seu sistema operacional ( DOS para Windows ) o comando abaixo:

    java -jar cda-installer-latest.jar

    Em alguns sistemas operacionais somente clicar sobre o arquivo jar já é o suficiente para executar.

  4. Siga os 6 passos de Instalação do CDA conforme imagens a seguir, boa parte dos passos e somente informativo sobre o CDA. O primeiro Passo apresenta informações sobre e versão e uma tela de boas vindas.

    alt




  5. O segundo passo apresenta o que é o CDA e suas funcionalidades.

    alt


  6. O terceiro passo apresenta as novidades e soluções de bugs realizadas da última versão do CDA.

    alt


  7. O quarto passo é o mais importante pois neste passo você deve informar qual é o local do repositório de soluções do Pentaho, Informe o diretório pentaho-solutions do seu Pentaho ( biserver-ce/pentaho-solutions )

    Atenção: caso você já tenha um CDA instalado o mesmo será apagado para ser instalada a nova versão, estão é prudente que realize um backup do seu Pentaho BI Server.

    alt


  8. Duas barras de progresso apresentarão o andamento da instalação.

    alt




  9. Pronto uma mensagem de sucesso será emitida

    alt


  10. Inicie seu servidor Pentaho! agora com o CDA está Instalado. O mesmo pode ser usado para construção de Dashboards com CDF e CDE assim como utilizado para cache e consultas de projetos relacionados ao servidor Saiku.



Fonte e mais informações : http://cda.webdetails.org/

Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e Saiku Server.



Patch de correção - exportação para XLS / excel no jPivot do Pentaho CE 4.5 e 4.8

$
0
0


Na versão 4.5 e 4.8 do Pentaho CE, ao exportarmos o resultado de um cubo para o formato XLS no ícone do Excel, o mesmo emite uma mensagem de erro e não consegue gerar o arquivo no formado de planilha eletrônica. a mensagem é a abaixo:


exception

javax.servlet.ServletException: Servlet.init() for servlet Print threw exception
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)

root cause

java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/fop/configuration/Configuration
	com.tonbeller.jpivot.print.PrintServlet.init(PrintServlet.java:71)
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)

root cause

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.fop.configuration.Configuration
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1645)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1491)
	com.tonbeller.jpivot.print.PrintServlet.init(PrintServlet.java:71)
	org.apache.catalina.authenticator.AuthenticatorBase.invoke(AuthenticatorBase.java:470)
	org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:102)
	org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:298)
	org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:857)
	org.apache.coyote.http11.Http11Protocol$Http11ConnectionHandler.process(Http11Protocol.java:588)
	org.apache.tomcat.util.net.JIoEndpoint$Worker.run(JIoEndpoint.java:489)
	java.lang.Thread.run(Thread.java:679)


Uma correção rápida encontrada para o problema foi fazer um downgrade da biblioteca Apache FOP ( Formatting Objects Processor ) copiando a que acompanhava a versão 3.10 do Pentaho CE.


Passos para correção:

  1. Pare seu servidor Pentaho ( PUC e PAC )
  2. Copie da versão 3.10 o arquivo fop-0.20.5.jar que está na  ../biserver-ce/tomcat/webapps/pentaho/WEB-INF/lib  para o mesmo diretório na versão 4.5 ou 4.8 de seu Pentaho. Caso queira baixar somente este arquivo pode fazer isso de nosso portal: Binário Apache FOP 0.20.5.
  3. Não é necessário apagar o arquivo antigo ( fop-0.94.jar ) , os dois vão ser utilizados em momentos distintos e conviver perfeitamente, pois se removermos o fop-0.94.jar alguns componentes podem parar de funcionar ( PrintComponent )
  4. Reinicie seu servidor Pentaho.


Esta correção foi realizada com o Ambiente Linux e não gerou reflexo em nenhuma outra exportação para o Excel.


Fontes e Colaboração:

Leonardo Luiz -  Grupo de Usuários Pentaho Brasil
Apache FOP http://xmlgraphics.apache.org/fop/
Joelson Oliveira - via formulário de contato Portal Ambiente Livre


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em OLAP com uso de ferramentas Open Source, temos expertize em Mondrian  e JPivot e na utilização do Pentaho BI e para geração de negócios com soluções open source.  fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI


Formatando valores de moeda no componente TableComponent do CDE e CDF das CTools

$
0
0

 

O Componente TableComponent do CDF ( CTools ) não tem uma propriedade para internacionalização de valores de moeda atualmente para o padrão Brasileiro.

Usando das propriedades do CDE / CDF podemos até mesmo formatar seguindo as referencias que temos sobre a funções printf onde está condição de exemplo a  seguir: %.2f ,  formataria um valor com a seguinte apresentação 1,000.00 ( padrão estadunidense ) porém diferente do nosso padrão que deveria ser 1.000,00

 

Existe uma série de maneiras de realizar esta correção por outros métodos, como formatar diretamente na consulta ( SQL, MDX. etc ) , ou ainda usando recursos de AddIn do CDF. Porém em ambos perdemos um recurso importante do tableComponent, pois para usarmos AddIn ou pré-formatar o valor nas consultas o resultado é preenchido no tableComponent como STRING ficando incorreta a ordenação de apresentação do mesmo.

 

Para resolver está situação adicionamos um Javascript com jQuery para em tempo de execução formatar a apresentação dos dados.

 

Segue um passo a passo para formatar sua coluna de valor de moeda de um tableComponent para o padrão Brasileiro usando o CDE ( esta mesma regra pode ser utilizada com o CDF ).

  1. Montamos um Painel ( dashboard ) usando o template "Two Columns Template" pré-existente no CDE e adicionamos um data source "mdx over mondrianJndi" com o nome olapQuery com a consulta MDX abaixo, para listar o nome do cliente , nome do produtos e o valor da venda  do Cubo de exemplo SteelWheels.

    SELECT NON EMPTY {Hierarchize({[Measures].[Sales]})} ON COLUMNS,NON EMPTY CrossJoin([Customers].[Customer].Members, [Product].[Product].Members) ON ROWSFROM [SteelWheelsSales]

  2. Em seguida adicionamos o componente tableComponent e configuramos o mesmo para apresentar o valor da consulta olapQuery, e realizando uma pré-visualização temos a imagem a seguir:

    Formatando TableComponent




























  3. Visualize que os valores de vendas ( campo sales ) são apresentados apenas com o ponto das casas decimais , porém sem nenhuma formatação.

  4. Para formatar as colunas primeiramente temos que definir o tipo de dado que está sendo apresentado em cada uma das 3 colunas. Com o tableComponent selecionado no seu CDE, clique na propriedade Column Types, que é responsável pela função de atribuir um tipo a um dado, configure as 3 colunas usando o botão add, sendo que a ordenação/indexação das colunas inicia no número 0 ( zero ) então a coluna 1 do cliente é o arg 0. Configure e primeira coluna ( arg 0 ) como string e segunda ( arg 1)  como string e a terceira ( arg 2) como numeric, conforme imagem a seguir:

    Column Formats Ctools
























  5. Caso teste a pré-visualização verá que ainda não tem nenhuma diferença da visualização anterior.Após a coluna estar definida como numérica podemos aplicar as formatações, com o tableComponent selecionado clique em Advanced Properties para visualizar as propriedades avançadas do componente e clique na propriedade Column Formats e configure com as mascaras de formatação , sendo que null deve ser indicado para quando não queremos aplicar nenhuma formatação e %.2f para moeda, conforme imagem abaixo:

    Column Type





















  6. Após esta alteração a apresentação estará no padrão EUA conforme imagem abaixo:

    alt


  7. Para ajustar está formatação para o padrão brasileiro sem perder as funções de ordenação, podemos aplicar um script javascript com jQuery, poderiamos usar a propriedade Post Execution para isso, porém a mesma somente ajustaria os itens carregados na primeira página do tableComponent, e por este motivo a propriedade mais adequada neste caso é a Draw Function que é executada a cada carga do tableComponent e na troca de página também.Clique na propriedade Draw Function e adiciona o script abaixo :

     Obs. dependendo do número da sua coluna mude o script onde é especificda a class do HTML da td.

    Formatar tableComponent com jQuery.
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    
    function f(){
     $('td.numeric').each(function () {
     $(this).replaceWith( "<td class=\"column2 numeric\">" + $(this).html().replace(".","v").replace(",",".").replace(",",".").replace("v",",") + "</td>");
     });
    }
     

     




  8. Com isso sua apresentação de valores de moeda ficará no padrão brasileiro conforme imagem a seguir, o javascript acima pode ser customizado conforme necessidades ou mesmo sem montado de forma mais genérica para a solução desta situação.

    Caso tenha resolvido esta situação de outro modo nos envie para analisar e compartilhar aqui!.


    Valores Formatados no CTools

































    Referências sobre printf : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/printf/



    Sobre a Ambiente Livre

    A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e cTools (CDF, CDE, CDA, CST, CGG, etc ).

Permissões de acesso aos dashboards desenvolvidos com CDE ( wcdf )

$
0
0


Os dashboards desenvolvidos com o Community Dashboard Editor das CTools, geram arquivos com extensão .cdfde, .cda, e .wcdf, e nos repositórios do Pentaho, estes arquivos nas versões atuais  ( BiServer-ce 4.5) e inferiores com o CDE (Build 238) ou inferiores ainda são considerados não padrões para o ACL do Pentaho, e por este motivo devem ser explicitamente liberados para a gestão de acesso do Pentaho.

Quando o ambiente é similar ao especificado acima , e o usuário clicar com o botão direito do mouse sobre um dashboard desenvolvido no CDE, a selecionar a opção propriedades, a aba compartilhar ( acessos ) não e liberada devido a algumas configurações do Pentaho.

Ou mesmo quando a aba fica disponível ao selecionar e configurar os acessos uma mensagem de erro e emitida na tentativa de salvar as configurações de acesso:

Access to (sua solution path + seu arquivo.wcdf )  for operation 32 was denied.

Erro acesso CDE


A extensão wcdf é a extensão do arquivo que é listado para apresentação nas solutions do PUC , sendo este o que devemos configurar para atribuirmos os acessos.

Para Liberar as configurações de acessos a outras extensões de arquivos edite o XML pentaho.xml que pode ser encontrado no diretório /opt/pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/system

procure pela tag XML  ACL-FILES.

Nesta TAG você terá uma lista das extensões liberadas para configuração de acesso no Pentaho User Console, separadas por virgula.

Exemplo na versão 4.5 :

xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf


Para habilitar a configuração aos seus dashboards desenvolvidos no CDE você deve inserir a extensão wcdf

xaction,url,prpt,prpti,xdash,xcdf,wcdf


Reinicio o PUC ( Pentaho User Console ) para aplicar as modificações. Após reiniciar acesse o PUC e clique com o botão direito do mouse sobre o seu dashboard e configure os seus acesso da mesma forma que dos demais componentes e diretórios.

alt



Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools.

Upgrade de versão do Pentaho CE

$
0
0


O Pentaho Business Intelligence Open Source pode ser atualizado facilmente caso não tenha realizado personalizações de interfaces ou do core do produto, básicamente são algumas cópias de arquivos que devem ser feitas para a versão mais atual.

Este tutorial se baseou em uma atualização da versão 4.5 para a versõo 4.8 mas seus procedimento são similares desde a versão 3.x

 Vamos nos basear que sua instalação atual do pentaho está em /opt/pentaho/biserver-ce ( PUC ) e /opt/pentaho/administration-console ( PAC )

 Atenção: esta instalação de exemplo que será atualizada não tem nenhuma customização de interface, caso sua instalação seja mais customizada veja os links de referências que podem ajudar. O Open Source lhe permite realizar alterações e melhorias no produto que são difíceis de serem consideradas em um passo a passo identico para todas as instalações. itens que não são atendidos neste tutorial customizações LDAP, AD , Interface, Databases de Administração diferente de HSQLDB.


Pré-Requisitos

  1. Baixar os arquivos da última versão do Pentaho CE
  2. Ter um backup total de bases e arquivo realizado com os server parados.


Atualizando o Pentaho CE

  1. Renomeie seu diretório /opt/pentaho/ para /opt/pentaho-old/
  2. Crie um novo diretório /opt/pentaho e descompacte o arquivo da nova  versão ( biserver-ce-X.X.0-stable.zip )
  3. Serão criadas os diretórios biserver-ce e administration-console
  4. Acesse o diretório biserver-ce e apague em pentaho-solutions as solutions de exemplos ( plugin-samples, steel-wheels, bi-developers )
  5. Mantenha os diretórios ( admin e system )
  6. Copie seus diretórios de soluções ( seu-projeto-de-bi ) do pentaho-old/biserver-ce/pentaho-solutions/ para pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/
  7. Caso esteja usando o HSQLDB apague o diretório pentaho/biserver-ce/data e copie o seu data de pentaho-old/biserver-ce/data  manter todos os dados de conexões , usuários e regras, permissões, etc.
  8. Copie o seu arquivo de schemas de pentaho-old/biserver-ce/pentaho-solutions/system/olap/datasources.xml para pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions/system/olap/datasources.xml ( neste arquivo estão as configurações de seus schemas e qual conexão está linkado a ele )
  9. Caso tenha alterado a senha do administration-console copie de seu OLD o arquivo
  10. Copie seus driver de BD  para os diretórios tomcat/lib e administration-console/jdbc
  11. Alguns arquivos em  biserver-ce/pentaho-solutions/system/  ( pentaho.xml publish_config.xml ) e server.xml do tomcat devem ser reconfigurados pois na maiorias das versões sofreram alterações relevantes.


Referências

- Pentaho CE 4.8 – BI Server Update - http://interestingittips.wordpress.com/2012/11/30/pentaho-ce-4-8-bi-server-update/
- Upgrading to the Pentaho BI Suite 4.1


 
Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools entre outros Open Source para gestão empresarial.

Instalando o FusionCharts Component Integrado com o CDE - Ctools

$
0
0

FusionCharts
O FusionCharts é uma biblioteca de gráficos em HTML5 ou Flash e Javascript. A Xpand IT implementou um plugin para plataforma Pentaho que permite renderizar o FusionCharts. Este encaixe permite que o uso FusionCharts como uma alternativa para as bibliotecas de gráficos que são atualmente fornecidas com a plataforma. Ele pode ser usado para exibir mapas atraentes na console e sobre painéis CDF. O FusionCharts funciona na versão Community Edition do Pentaho ( CE ) com também funciona com a versão licenciada do Pentaho Enterprise Edition ( EE ).



Para apenas Instalar o FusionChart em seu Pentaho leia este Tutorial : Instalando o Pentaho FusionCharts plugin , caso já tenha instalado e queira realmente Integrar o FusionCharts Versão 1.0 ou Versão 2.0 aos componentes do CDE em seu Pentaho continue lendo o tutorial abaixo.


Pré-Requisitos

  1. Pentaho Pentaho 3.9 ou superior instalado.
  2.  Pentaho CDF e CDE plugin Instalado.
  3. ant instalado
  4. Um cliente de SNV instalado.

Instalando o FusionChart integrado ao CDE ( Pentaho em Linux )

  1. Faça o checkout com seu cliente de SVN , na linha de comando linux use:

    svn checkout http://pentaho-fc-plugin.googlecode.com/svn/trunk/ pentaho-fc-plugin-read-only

  2. Ao encerar o checkout do servidor de SVN, no local/diretório que executou o comando svn checkout,  será criada um diretório com o nome pentaho-fc-plugin-read-only,

  3. Dentro deste diretório você poderá encontra o arquivo build.properties, edite este arquivo e altere o parâmetro dir.solutions para o local onde se encontra seu diretório Pentaho Solutions conforme o exemplo :

    dir.solutions=/opt/pentaho/biserver-ce/pentaho-solutions

  4. Acesse o diretório que fez o checkout e execute o comando ant abaixo:

    ant default

    Apos alguns segundos receberá a mensagem abaixo:

    BUILD SUCCESSFUL
    Total time: 15 seconds

  5. Execute o comando abaixo para copiar os exemplos e o plugin para seu Pentaho, certifique-se que seu pentaho Bi Server está parado:
    ant install

  6. Após alguns minutos você receberá uma mensagens de sucesso conforme abaixo:

    BUILD SUCCESSFUL
    Total time: 4 minutes e 29 second

  7. Inicie seu Pentaho BI Server

  8. Acesse em Solution  BI Developers Examples -> Fusion Charts Samples -> Dashboards -> Fusion Charts_CDE Dashboards e edite o mesmo no CDE , verá que agora na opção components do CDE na subopção Chart, teremos um componente chamado FusionCharts Component.

  9. Agora você pode usar este componente em seus dashboards , use o Fusion Charts_CDE Dashboards como exemplo para seus novos dashboards.


Para versões superiores a 2.0 do FusionCharts o procedimento é mais simples , leia este http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/IntegrationCDE


Referências
Site Oficial do Projeto FusionCharts  http://www.fusioncharts.com
Manual do Pentaho Fusion Chart Plugin http://code.google.com/p/pentaho-fc-plugin/wiki/Manual


Sobre a Ambiente Livre

A Ambiente Livre Tecnologia e especialista em utilização do Pentaho BI para geração de negócios com soluções open source. fornecemos implantação, integração, consultoria e treinamento em Pentaho BI e CTools entre outros Open Source para gestão empresarial.

Viewing all 53 articles
Browse latest View live